quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Dica #4 - Frasco de Vidro com patine azul

Frasco de Vidro com patine azul

Neste dia chuvoso decidimos por mais um projecto upcycling, ou reaproveitamento, bem original para decoração.

Lá por casa aparecem imensos frascos de vidro que vão ficando, guardados no nosso armário, de uma série de produtos alimentares.

Uma atitude ecologicamente correcta será colocar no vidrão, mas porque não uma nova utilidade as essas frascos, como uma jarra ou até um simples objecto decorativo.


Materiais necessários
Frasco de vidro
Pincel
Borrifador
Tinta acrílica metalizada, ouro, bronze ou cobre
Tinta Patine Azul para tinta metalizada
Verniz mate

Vamos então começar!

Primeiros começamos por lavar e limpar bem os frascos de vidro e deixar secar bem.

Viramos os frascos de cabeça para baixo para aplicar a tinta metalizada com pincel.

Com os frascos virados de cabeça para baixo aproveitamos também para pintar o fundo do frasco para um acabamento mais perfeito.

Neste caso não se dilui a tinta para que fique bem espessa e faça um trabalho mais bonito.
Aplicamos a primeira camada e deixamos secar cerca de 1 a 2 horas. A seguir aplicamos a segunda camada e antes de secar vamos então aplicar a patine, mas só em algumas zonas ao gosto.

A minha sugestão é que utilizem a patine num borrifador, embora possam utilizar com pincel ou mesmo com um esponja velha, que é sempre uma outra solução. Mas neste caso não só a aplicação é mais uniforme como também fica com zonas mais escuras onde tem as fendas e recantos do próprio frasco, fazendo um trabalho único e original.
Após alguns minutos conseguimos ver a solução de patine a actuar sobre a tinta e alteração de cor, mais próximo do nosso objectivo final.
Deixamos secar muito bem.

Nesta altura, e verificando ao toque se ficou bem seco, aplicamos então o verniz mate para selar a tinta e deixar secar por 24 horas.

Caso a peça seja para ficar no exterior deve-se utilizar um verniz de exterior para diversos materiais, que se vende nas drogarias, existe também a versão em spray que permite uma utilização mais prática e com a garantia de que a peça fica totalmente selada e a prova de agua.

Na verdade acho este tipo de trabalhos muito gratificantes, a hipótese de transformar algo com uma determinada funcionalidade, em algo totalmente novo!


Adoro estes lindos frascos, seja para decorar o ateliê ou mesmo por casa para lhe dar um toque bem especial



Já deixaram um comentário no nosso blog? Adorava saber a vossa opinião! Obrigada 




1 comentário: